ACORDÃO: VERGONHA NACIONAL

Artigo publicado em 01.09.2005 no jornal Ombro a Ombro.

 

Prof. Marcos Coimbra

Professor Titular de Economia junto à Universidade Candido Mendes, Professor aposentado  na UERJ e Conselheiro da ESG.

         Segundo as últimas informações veiculadas pela imprensa, tudo leva a crer que as investigações sobre o “tsunami” de corrupção presenciada, infelizmente, no país caminham para um vergonhoso acordo. Isto porque não há interesse por parte daqueles que efetivamente mandam no Brasil, os controladores do sistema financeiro, em mudanças, por menores que sejam, no “status quo”. Afinal, eles são os grandes beneficiários das conseqüências colhidas com a adoção das medidas econômicas impostas pelos “donos do mundo”, através de suas agências, como o FMI.

         Assim, os demais atores simplesmente fazem jogo de cena, interpretando seus papéis. Se Lula for impedido, pela Constituição em vigor, assumirá o vice José Alencar, que representa risco de alteração na taxa de juros, na meta de superávit primário e em outras variáveis significativas econômicas, psicossociais e políticas. A solução foi introduzi-lo como cúmplice do processo ignominioso de cooptação de partidos políticos com recursos do caixa dois para constituição da aliança vencedora das eleições de 2002, verdadeiro “golpe branco”. O próximo na linha de sucessão é o deputado Severino Cavalcanti, que deveria convocar eleições em 30 dias. As outras opções são igualmente preocupantes: o senador Renan Calheiros e o ministro Nelson Jobim.

         Ao PSDB interessa mais manter o atual presidente enfraquecido para retornar ao Poder em 2006. O PFL não possui lideranças carismáticas de âmbito nacional. O PMDB permanece dividido em duas facções irreconciliáveis. As Instituições Nacionais estão  extremamente fragilizadas, sem condições de cumprir seus deveres constitucionais. As ligações espúrias existentes entre integrantes do Executivo e do Legislativo, com o objetivo de perpetuação no Poder, tornam suspeitas quaisquer providências a serem adotadas. Os órgãos encarregados da investigação, por parte do Executivo, são subordinados ao ministro da (in)justiça, o qual é o principal advogado dos acusados. No Legislativo, as CPMIs estão sob controle das autoridades no Poder e dos principais acusados.

         O Ministério Público tenta cumprir sua missão, mas é bloqueado pelo atual Procurador-Geral, homem nomeado pelo atual presidente. O Judiciário é submetido ao comando do Supremo Tribunal Federal. Sua presidência é ocupada por um candidato em campanha para as eleições do ano vindouro. As Forças  Armadas  não possuem mais lideranças em condições de enfrentar a grave situação atual. A mídia está quase totalmente cooptada pelo sistema financeiro. A Universidade e os Sindicatos estão sob o controle de “pelegos” financiados pelos detentores do Poder Político do país.

         Contudo, as tentativas de cassar o deputado Roberto Jefferson por falta de decoro parlamentar, em virtude de não ter conseguido provar a existência do “mensalão” (na realidade, por ter denunciado o maquiavélico esquema existente), a desqualificação dos graves ilícitos penais cometidos para meros crimes eleitorais, ignorando os fatos criminosos perpetrados e a cassação de apenas pouco mais de dez parlamentares seriamente envolvidos, para dar uma satisfação à opinião pública, podem ser atropelados pelos fatos. O povo brasileiro não é bobo, apesar de estar submetido a desqualificados sistemas de educação, ensino e comunicação. A qualquer momento podem surgir fatos novos de maior gravidade ainda, capazes de fortalecer  as Instituições Nacionais, forçando seus dirigentes a cumprirem seus deveres constitucionais.

OBS: É com grande pesar que recebemos a infausta notícia da passagem para o Oriente Eterno do nosso Irmão, amigo e companheiro de lutas Cel Rui Duarte, uma das almas do Ombro a Ombro, desde seu início. Titular de uma das mais lidas colunas do jornal, ele estará sempre inspirando-nos a prosseguir a  combater o bom combate. Estamos sentindo muito sua ausência física, mas conforta-nos a certeza de que ele está muito melhor do que nós. Solicitamos a todos seus amigos e colegas uma prece, cada um em sua fé, para que o querido amigo continue a receber muita luz.

Correio eletrônico: mcoimbra@antares.com.br

Sítio: www.brasilsoberano.com.br